Este castelo pertence à M@G@,Dominadora carioca há mais de 25 anos envolvida nesta prática BDSM

segunda-feira, 19 de julho de 2010

AUTORES DO EROTISMO



NELSON RODRIGUES 



Nascido em 1912 e morto em 1980, Nelson Rodrigues é, de forma quase incontestável, o maior dramaturgo brasileiro.
Uma das qualidades maiores de seu teatro é a forma clássica que conseguiu dar a textos que tratavam de temas urbanos cariocas. Ele escreveu tragédias com a densidade imprimida pelos gregos, 2500 anos atrás. Mas esse seria um caminho conservador se Nelson não tratasse suas peças como folhetins pornográficos, cujo tema principal é o sexo.
Seus personagens são safados, incestuosos, adúlteros, homosexuais, escandalosos. As tramas envolvem traições, cupidez e morte. Os cenários vão das residências humildes da zona norte do Rio, palcos de crimes e taras, até as mansões onde os ricos chafurdam na lama moral, mais ou menos culpados ou culposos.
A vida de Nelson Rodrigues foi tão trágica e rocambolesca quanto sua obra. E sua postura política em relação ao poder e aos costumes tão reacionária quanto inversamente foi revolucionária sua obra.
A obra de Nelson Rodrigues é, na História da Arte, um dos grandes exemplos da independência de um legado em relação ao seu autor.


Seria preciso um estudo de exegese (origem da obra) sobre as peças de Nelson Rodrigues para saber-se com mais segurança o quanto sua vida moldou seus dramas teatrais. Não é difícil arriscar sobre o muito que o influenciou. Com a derrocada financeira da família e as necessidades financeiras imensas, Nelson contraiu tuberculose a ponto de, em 1934, ser internado em sanatório.Convivendo com a morte num hospital de tísicos, o autor preparava em seu poderoso inconsciente de escritor uma obra sem igual no país.


As histórias de Nelson agradavam ao grande público pela quantidade de dados que pareciam reais, ou pela parcela da realidade que interessava aos leitores. Eram tramas com adúlteras, homens traídos, amantes ardorosas, tudo embalado no mais desvairado jorro emocional.


Em 1946 Nelson escreveu Álbum de família, uma tragédia incestuosa de proporções bíblicas. Os censores do governo Dutra proibiram a peça em todo o país sob a alegação de que "preconizava o incesto" e "incitava ao crime". A peça rotulou Nelson, definitivamente, de autor maldito. O texto só foi montado 19 anos depois, em 1967.
Em Álbum de família, a estrutura nuclear básica da sociedade serve para provocar e reprimir os mais diferentes sentimentos entre seus membros, gerando uma tragédia exemplar.


O teatro de Nelson Rodrigues, por mergulhar na realidade e fez transparecer, na metáfora artística, todas as contradições do homem médio brasileiro.Sua arte denunciava, talvez sem a consciência total dele, a hipocrisia no trato das questões relacionadas ao sexo.
 Em 1953 foi A falecida. A história de Zulmira, que só quer da vida um enterro de luxo. O marido só pensa em futebol. Ela torna-se amante do dono da funerária para ter a garantia do funeral suntuoso. Depois foi a comédia Os sete gatinhos, em seguida as tragédias O Boca de ouro e Beijo no asfalto.
No Beijo... Nelson coloca, pela primeira vez no teatro brasileiro, a mídia, (assim como havia feito com o futebol, em A falecida).


Um homem, agonizando após ser atropelado por uma lotação, pede um beijo a um desconhecido. Esse cede. Um jornalista fotografa, e tudo muda na vida do protagonista. Seu teatro deixa claro que o sexo é uma forma de opressão social e pessoal.
Até hoje Nelson Rodrigues é um autor controverso. Suas peças não têm um pingo de intenção redentora. Ele tem parentesco com Jean Genet, O'Neil, e outros malditos. É um deles. Mas seu fascínio vem da profunda identidade que seus personagens têm com o humano, suas glórias e misérias.

(postado na lista BDSM-SP em mar/2005) 

2 comentários:

MissTery-MistressMadura disse...

Nossa, há quanto tempo não venho aki.. Então..
Parabéns pelos visitantes Ilustres: Vinícios de Moraes, Nelson.. Parabéns tb a Nelson Mandela..
A Imagem da série é impressionante.. e vc sempre dando uma atenção aos pés... :)) Adoro isso.. E me surpreendi, com a delicadeza do Amar é.... Lindo!!!!
O texto, sobre rejeição, magnífico.. Algumas pessoas não entendem quando não queremos.. acho até q acham q somos obrigadas a termos todos os sub/escravos que se apresentam a nós, só pq somos Dommes.. Como vc, não gosto de scat.. e ter um escravo q aprecia a prática (e só sabe falar dela, o q é pior), não está em meus moldes.. Não quero.. não quero me moldar ao fetiche de ninguem.. mas tb, não quero ninguem comigo, so pq não existe outra opção.. Que tenham calma.. paciência.. os pares certamente vão se formar.. Mas conversar, podemos.. pq não, né???
Beijos amiga.. saudades de vc..

Castelã_SM disse...

Olá querida Miss Tery

Saudades de vc TBBBBBBBBBBB!!!!!!rsrsrs...
Grata por sua visita,sempre simpática e amável!!!...bjs