Este castelo pertence à M@G@,Dominadora carioca há mais de 25 anos envolvida nesta prática BDSM

sábado, 18 de outubro de 2008

A TATUAGEM:tão antiga quanto a própria humanidade

"Uma tatuagem (...) é um amuleto permanente, uma jóia viva que não pode ser retirada", escreve Michel Tournier (romancista francês), citado no dicionário "Le Petit Robert". Não há limites para a imaginação na sua elaboração. Com os seus desenhos, que podem representar variantes infinitas, a tatuagem tornou-se mais do que uma moda."A tatuagem está no ar do nosso tempo. Ela corresponde a uma escalada no incremento da aparência, e se desenvolve paralelamente à transformação do corpo em mercadoria", analisa David Le Breton, um professor de sociologia na universidade Marc Bloch de Estrasburgo (nordeste).Para os pesquisadores, esta empolgação pela tatuagem, que surgiu durante os anos 70, e conheceu uma forte amplificação vinte anos mais tarde, nada tem a ver com as práticas anteriores ou exóticas. Essas marcas sobre a pele eram, até então, sinais utilizados, por um indivíduo, para afirmar que ele pertencia a um grupo: religioso entre as populações maoris (Nova Zelândia, Ilhas Cook), de piratas, de antigos presidiários ou de legionários."Para as gerações as mais novas, o gosto pelo piercing ou a tatuagem constitui uma mistura ambígua de reivindicação de originalidade e de submissão às atitudes conformes de uma classe de idade", prossegue David Le Breton.

Esses "adereços cutâneos" correspondem a uma vontade de embelezar o corpo. "É uma espécie de vestimenta que não é retirada. A ela, misturam-se a sedução, a provocação, a parte de estima por si mesmo e o sinal de uma vinculação social", comenta Jean-Luc Sudres, um psicólogo, mestre de conferências na universidade Toulouse-Le Mirail (sudoeste).Todas essas motivações, conscientes ou não, explicam a variedade dos temas e a escolha do momento na decisão da pessoa de se fazer tatuar. Entretanto, não existe nenhum código específico. Para os adolescentes, a tatuagem, não raro, é vivenciada como um rito de passagem, uma apropriação do seu corpo. Quanto ao local escolhido para o desenho (um pouco acima das nádegas, em volta do tornozelo, no ombro), ele é ao menos significativo da vontade de discrição e de intimidade que a pessoa quer lhe atribuir.Nem todos são iguais perante a tatuagem, a qual sobressai melhor nas peles claras, enquanto as peles escuras preferem as escarificações (pequenas incisões para criar motivos em relevo). "As pessoas que se fazem tatuar não parecem estar preocupadas com o que acontecerá com o passar do tempo, com o envelhecimento da pele. Aliás, não existe nenhuma pesquisa sobre esta questão", comenta Jean-Luc Sudres.

A tatuagem apresenta duas especificidades: a sua aplicação é mais ou menos dolorida, e ela é indelével, exceto se a pessoa resolve se submeter a uma cirurgia com laser, algo que é preferível fazer sob a orientação de um médico. A escolha do "suporte" tem um caráter muito peculiar. "Os psicanalistas detectaram que a pele exerce um papel muito particular na psique. Para Freud, tratar-se-ia de uma projeção do ego. Além disso, os pesquisadores que trabalharam na teoria do apego estabelecem uma relação entre a pele e a relação entre mãe e filho", comenta Nicole Péricone.Esta psiquiatra infantil e psicanalista, que constata um desenvolvimento das patologias narcísicas, acrescenta: "Talvez isso corresponda também ao fato de que a palavra perdeu seu lugar preponderante no campo da comunicação. Quando as pessoas optam por se fazer gravar um desenho na pele, é porque elas precisam complementar alguma coisa para então aceder ao outro".

(Françoise Chirot/tradução: Jean-Yves de Neufville)
Fonte:Internet
EM BDSM? COMO USÁ-LA?

Um comentário:

Amar Yasmine disse...

Maravilhosa, sabes como adoro tattoos... se deixar cubro minha pele inteirinha com elas.

Como a minha visão é de submissa, creio que no BDSM a tattoo deve ser feita de acordo com o desejo do Top.

No meu caso, já tinha as minhas quando meu DONO me aceitou como sua escrava. Assim, se quiser fazer outra, com certeza pedirei a permissão dele antes.

Doces besos, Maravilhosa do meu coração!